O que significa FILOSOFIA?
Muita gente até sabe o que significa filosofia, mas não sabe que o sentido dessa palavra tem uma ambivalência que reflete a grandeza grega.
Por isso, no post de hoje eu vou explicar o que significa filosofia, reconhecendo a dualidade de sentidos que faz essa palavra ter uma amplitude maior.
Fontes para este post
Aqui no Projeto Conhecimento, eu embaso cada conteúdo com fontes. No caso do post de hoje, a fonte é o livro Introdução à História da Filosofia (vol 1), da Marilena Chauí, que você pode ver na imagem abaixo.
A Marilena Chauí é uma pesquisadora e professora universitária muito reconhecida, principalmente no campo da História da Filosofia. Entre outras realizações, é docente emérita na FFLCH – USP.
Esse livro faz parte de uma série de 4 volumes, cada um destinado a um período histórico da filosofia. O volume 1 aborda, especificamente, o período que vai dos Pré-socráticos a Aristóteles.
Eu gostei bastante dessa obra porque ela tem uma densidade e profundidade de informações muito interessante, ao mesmo tempo em que apresenta essas informações de uma maneira bem didática.
Isso faz muito sentido, porque essa coleção foi primeiro pensada para alunos de Ensino Médio e, depois, acabou sendo reformulada para o uso também em cursos de Graduação.
Naturalmente, existem críticas a certos aspectos do trabalho e das obras de Chauí, assim como existem críticas sobre qualquer acadêmico ou pensador, o que não reduz sua importância.
Além disso, é importante reforçar que uma das missões de quem busca conhecimento é ler e ponderar sobre as informações apresentadas, antes de estabelecer um posicionamento sobre elas.
Nesse livro, a Marilena Chauí responde logo no começo o que significa filosofia. Então, vamos lá.
O que significa Filosofia
Segundo a autora, Marilena Chauí, a palavra “filosofia” é atribuída a Pitágoras de Samos.
Sim – aquele mesmo Pitágoras do teorema de Pitágoras. Como nós podemos ver ao longo da História da Filosofia, não é incomum que os filósofos estejam envolvidos no desenvolvimento de alguns dos principais teoremas de áreas das ciências exatas, como Matemática e Física.
Pitágoras nasceu em Samos, uma ilha grega da região da Jônia, onde hoje fica a Turquia. Segundo os historiadores, ele nasceu por volta de 570 a.C. Ele é considerado um dos filósofos Pré-Socráticos e fundou a escola Pitagórica de pensamento.
Então, segundo Pitágoras, a sabedoria plena seria um privilégio dos deuses, enquanto os homens só podem aspirar à sabedoria, desejar a sabedoria, amar a sabedoria, ser amante ou amigo da sabedoria.
Observando a etimologia das palavras, o termo “filosofia”, que vem do grego philía (amizade) e sophía (sabedoria), é a amizade ou amor à sabedoria. Enquanto isso, o termo “filósofo”, que vem de philía (amizade) e sophós (sábio), refere-se àquele que deseja ser sábio – ou seja, àquele que é amante da sabedoria.
O que significa Filosofia DE VERDADE
Até aqui, você possivelmente já sabia. E é justamente a partir desse ponto que fica mais interessante.
Acontece que sabedoria – ou sophía, para os gregos – é uma palavra ambivalente. Ela pode ter dois sentidos.
O primeiro é o sentido de ter um conhecimento racional e sistemático sobre o mundo e os homens. Por exemplo, dominar as leis matemáticas é uma forma de sabedoria. Nesse sentido, o sábio é um homem que tem conhecimento.
O segundo é o sentido de buscar uma vida de virtudes e felicidade. Por exemplo, ser caridoso é uma forma de sabedoria. Nesse sentido, o sábio é um homem virtuoso. Vale a pena lembrar que a virtude é o viver bem, conduzir bem a vida, praticar o bem.
Esses dois sentidos de sophía estão contidos no termo “filosofia”. A filosofia é o amor à sabedoria, tanto na forma da virtude quanto na forma do conhecimento.
E os primeiros filósofos articularam essas ideias, entendendo que a virtude era necessária para o conhecimento e o conhecimento era necessário para a virtude.
Ou seja, eles entendiam que não era possível ser um homem de conhecimento sem ser virtuoso, nem ser um homem virtuoso sem ter conhecimento. Essa foi a grandeza desses filósofos gregos.
Isso indica que a filosofia, nessa época, não sugeria uma separação absoluta entre intelecto e espírito, ou entre pensamento e modo de vida. Muito pelo contrário, ela entendia que esses elementos estavam vinculados.
E então, o que você achou de aprender o que significa filosofia? Será que essa pequena informação vai mudar a maneira como você pensa na busca pela sabedoria?
Se você achou essa informação interessante, compartilhe com seus amigos nas redes sociais o conteúdo do Projeto Conhecimento e ajude a tornar o conhecimento acessível a todos!